Posso viajar com o meu animal de estimação para o estrangeiro?

Spencer Davis


Sim, pode viajar com o seu animal de estimação. Mas não pode simplesmente aparecer no aeroporto com ele! Para viajar com o seu animal de estimação, precisa de apresentar alguns documentos no aeroporto e de cumprir alguns requisitos.

Contacte sempre a companhia aérea para confirmar a lista de documentos que tem de apresentar no embarque. Geralmente, o embarque de animais é feito numa zona própria, mesmo que vá viajar com o seu cão ou gato no porão.

Nem todas as companhias aéreas aceitam transportar animais de companhia (com a excepção dos cães-guia). Entre as low-cost, apenas a Transavia aceita animais a bordo. A maioria das companhias aéreas exige um pré-aviso de pelo menos 48H, o que significa que não pode adicionar este extra à sua reserva imediatamente antes de viajar.

Documentos para viajar com o seu animal de companhia para o estrangeiro


1. Passaporte do animal de estimação, emitido por um veterinário autorizado

2. Microchip ou tatuagem de identificação legível (se anterior a 3 de Julho de 2011)

3. Vacina contra a raiva, com vacina válida (em alguns países, é necessário uma análise sanguínea que demonstre que o animal já desenvolveu anticorpos para a raiva).

Isto é o suficiente para viajar com o seu animal para a maioria dos países na União Europeia, com a excepção do Reino Unido, Irlanda, Malta e Finlândia. No caso de não cumprir todos os requisitos, estes países podem pôr o seu animal de quarentena antes de entrar no país.

Os requisitos que já mencionamos também são o suficiente para viajar para a maioria dos destinos extracomunitários, mas deve confirmar sempre com a companhia aérea e com o consulado do país. Em algumas zonas do mundo, o seu animal de estimação pode precisar de vacinas adicionais para se manter saudável. Nesses casos, fale com o seu veterinário com antecedência para se precaver e conseguir fazer tudo a tempo.

Comentários

Mensagens populares