Como evitar o cansaço emocional



O cansaço emocional é um estado de stress acumulado, em que a pessoa se sente emocionalmente esgotada. Geralmente, é uma combinação de stress na vida pessoal e profissional, que se manifesta através de falta de energia, falta de motivação e dificuldade em dormir. Se está preocupado com conciliar melhor a vida pessoal e profissional, deixamos aqui algumas dicas para evitar o cansaço emocional:


Relaxe antes de dormir


A qualidade do sono é muito importante para melhorar o seu estado mental e evitar o cansaço emocional. Tente tomar um chá antes de dormir (por exemplo, chá de camomila ou outro calmante) e relaxar antes de dormir com um banho de água quente. Também deve evitar ver filmes demasiado estimulantes (por exemplo, filmes de terror) ou ver o email de trabalho “uma última vez” antes de adormecer.


Respeite o seu tempo pessoal


É daquelas pessoas que está sempre a levar trabalho para casa? Responde a emails mesmo fora do horário ou quando está de férias? Aprenda a respeitar melhor o seu tempo pessoal e defina horários para trabalhar e para relaxar. Assim, vai aprender a desconectar-se do trabalho!


Faça terapia


Por vezes, o cansaço emocional advém de uma situação com a qual não estamos a saber lidar. Nesse caso, procure ajuda de um profissional. Encontre consultas de psicologia no Porto, consultas de psicologia em Lisboa ou noutra localidade próxima de si para fazer terapia e mudar o seu estado psicológico.


Faça exercício físico regular


Sabia que o exercício físico é uma óptima forma de “expurgar” as suas preocupações e ansiedades? Fazer exercício físico aumenta os neurotransmissores no cérebro, incluindo a serotonina (conhecida como “hormona da felicidade”. Portanto, funciona como um antidepressivo e aumenta a resistência ao stress.

Comentários

Mensagens populares