Checklist de Manutenção Semanal para Piscinas: Passos Essenciais

Todos nós sonhamos com uma casa com piscina. E alguns de nós conseguem realizar esse sonho! Mas, quando tiverem uma casa com piscina, a realidade começa a infiltrar-se no vosso sonho. Na realidade, ter uma casa com piscina obriga a vários cuidados de manutenção semanal, especialmente nos meses em que a piscina tem mais uso.


A pensar nisso, deixo-vos aqui uma checklist de manutenção semanal para piscinas. E estes são apenas os passos essenciais! Se houver muitas alterações na cor da água ou nos parâmetros que menciono aqui, convém chamar logo um profissional para perceber o que se está a passar. Em alguns casos, pode ser preciso fazer um tratamento de choque. 


Como a nossa casa de férias é em Braga, deixo-vos aqui o link para encontrarem manutenção de piscinas em Braga. No entanto, na Fixando podem encontrar empresas de manutenção de piscinas por todo o país. Estou-vos a recomendar esta plataforma porque conseguem encontrar alguém rapidamente, mesmo que não conheçam ninguém.


E agora vamos lá à minha lista de manutenção semanal para piscinas!


Checklist de Manutenção Semanal para Piscinas



  1. Testar o pH da piscina


Em boa verdade, isto não faz parte da manutenção semanal mas sim da manutenção diária! Quando a piscina está a ser usada, é preciso testar o pH da piscina todos os dias. Encontram tiras de teste de pH em várias lojas de bricolage (tiro Leroy), mas também podem encontrar à venda online. O pH ideal da piscina é neutro, entre os 7.2 e os 7.6. Um pH abaixo disso é ácido e um pH acima é disso é básico. Ambos podem causar problemas dermatológicos. 


  1. Testar os níveis de cloro


Uma vez estive numa piscina em Vila Nova de Cerveira que usava água directamente de uma nascente de água. Mas nós, comuns mortais, a água da piscina tem e ser sempre tratada com cloro, que é o desinfectante mais fácil de arranjar e com a melhor relação qualidade/preço. Há uns aparelhos que medem tanto o cloro como o pH, por isso recomendo verificar os dois diariamente. A propósito,  o cloro deve estar entre 1.0 e 3.0. 


  1. Teste a alcalinidade da água


Bem, já perceberam que a manutenção da piscina se resume a testes à água, não é? Quase. Outro teste que precisa de fazer com bastante frequência é o teste da alcalinidade da água, que se deve manter entre 80 - 200 ppm. Se a água estiver muito alcalina tem de aplicar um redutor de pH. Se não sabe como fazer essa correcção, é melhor não inventar. Ligue para a sua equipa de manutenção ou procure uma empresa usando o link que deixei acima. 


  1. Analisar a dureza cálcica da água


Outro teste à qualidade da água. Mas é o último, prometo! Depois de analisar o pH, o cloro e a alcalinidade da água, deve testes a dureza cálcica da água. O valor ideal é entre os 150-200 ppm, mas pode ser difícil de controlar em zonas com muito calcário. Este problema pode ser relativamente difícil de corrigir, pois talvez seja preciso substituir parte da água. No caso da água estar mole, é mais simples, pois só tem de colocar um endurecedor. 


  1. Renovar a água da piscina


A piscina perde alguma água todos os dias, por isso é natural que tenha de ir adicionando água. No entanto, renovar a água também ajuda a evitar certos problemas, como já vimos acima. Por isso, recomendo renovar a água (o equivalente a 2-5% do volume total) todas as semanas.


  1. Limpar os cestos de skimmer 


Pronto, é desta que saímos das análises à água! Uma coisa que deve fazer parte da manutenção semanal da piscina é a limpeza dos cestos de skimmer. Para uso doméstico, uma vez por semana pode ser o suficiente. No entanto, se a piscina é usada por muitas pessoas, pode ser necessário limpar várias vezes por semana. Vão limpando, vão vendo e ajustem a frequência.

 


  1. Escovar as paredes e limpar as escadas 


Para que a piscina se mantenha em bom estado é recomendável limpar a piscina todas as semanas. Isto inclui escovar as paredes, as escadas de acesso e as pranchas para saltar. Sei que é uma chatice, por isso podem dar esta tarefa aos miúdos ou contratar alguém para fazer essa limpeza semanal. Sempre fiz isso e as juntas da piscina continuam imaculadas, sem sujidade! 


  1. Aspirar o fundo 


Se a vossa piscina ficou muito suja por algum motivo (por exemplo, mau tempo, acumulação de folhas, etc), a solução é fazer uma limpeza do fundo. No entanto, como é preciso um equipamento próprio, têm mesmo de contratar alguém. E não é preciso fazer mais do que uma vez ao ano, em princípio. 


  1. Repor as pastilhas de cloro e antialgas 


Aprendi isto quando trabalhei num hotel! É recomendável repor as pastilhas de cloro e  o antialgas pelo menos uma vez por ano. 


  1. Fazer análises à água


Por último, embora não seja semanal, é muito recomendável fazer análises à água. Se costuma fechar a piscina no Inverno e só reabre no Verão, faça análises à água nessa altura. As empresas de limpezas de piscinas costumam incluir este tipo de serviços nos packs de manutenção!

Comentários

Mensagens populares