Como fazer brasas para um churrasco?

Um assado na brasa é muito diferente de um assado no forno. Mas, para fazer um bom assado na brasa, é preciso saber acender as brasas. Por isso, e como estamos a entrar na época dos santos populares, hoje explico como fazer brasas para um churrasco.





1 – Pôr o carvão em forma de pirâmide


A forma de começar um fogo mais depressa é pôr o carvão em forma de pirâmide. Se alguma vez acenderam uma lareira na aldeia, sabem que os troncos de lenha se põem sempre em pirâmide, e depois usa-se um fósforo para pegar fogo a meio.


Desta forma, o fogo espalha-se mais depressa e faz logo um bom lume. Aqui o nosso objectivo não é aquecer, mas também não queremos esperar muito tempo até ficar com o carvão quente e começar o nosso churrasco! 


Mas atenção, porque um fósforo pode não ser a melhor forma de acender o lume se tiverem carvão em vez de troncos de árvore para arder. Então, passemos ao próximo passo: como acender o fogo para um churrasco. 


2 – Como acender o fogo


Pessoalmente, não sou pessoa de complicar muito. Quando preciso de acender a lareira ou fazer um churrasco, uso uma acendalha. Podem comprar acendalhas em qualquer supermercado, e hoje em dia até já há versões naturais com materiais ecológicos.


No entanto, em Trás-os-Montes, é comum usar álcool (qualquer tipo de álcool, do álcool etílico até ao whiskey) para pegar fogo e assar uma linguiça (não, não é um chouriço!). Há até pratos de barro para levar o fumeiro ainda em chama para a mesa. 


Ao contrário do que possam pensar, o tipo de álcool que se usa para iniciar o fogo não influencia muito o sabor. O meu pai usava sempre o que houvesse em casa e, no resultado final, quase não fazia diferença, sobretudo para quem não está habituado a estas iguarias. 


3 – Espalhar bem o carvão


Mas estas eram as dicas só para iniciar o fogo. Depois, é preciso manter as brasas quentes para assar ou grelhar. Quando o carvão estiver pronto, o que demora entre 30 a 45 minutos, espalhem bem o carvão quente com uma pinça. Não vai ficar sempre em pirâmide, não é?


Espalhar bem o carvão garante que a comida se cozinha de forma homogénea na grelha e que não há partes do assador mais quentes do que outras. Caso contrário, complicam muito a vossa vida porque têm de estar sempre a virar a testar.


Depois, um bom truque é usar cinzas velhas, se tiverem. Deitar as cinzas velhas por cima das brasas quentes evita que se criem labaredas grandes e muito fumo. Assim, mesmo que caia gordura para as brasas quando virarem a comida, não acontece um desastre.


4 – Desfrutar do vosso churrasco 


Basicamente, é isto. Contudo, não posso deixar de dar mais algumas dicas para desfrutarem do vosso churrasco. A primeira é usarem sempre a pinça (e não um garfo) para virar a carne ou o peixe.


Ao virar a carne ou o peixe, vão largar gordura. Acidentalmente, isto pode provocar um fumo intenso. Por isso, usar a pinça garante que não se queimam a cozinhar. Por outro lado, também é mais eficiente e a probabilidade de largar gordura a mais é baixa.  


Lembrem-se que o fumo a mais dá um gosto desagradável ao churrasco, especialmente aos ingredientes mais delicados, como os vegetais (batata, batata doce, pimento, beringela, etc). 


Por último, não resisto a dizer-vos que o churrasco é muito melhor na churrasqueira do que no grill eléctrico. Por isso, se querem preparar um churrasco em vossa casa e têm uma varanda ou um terraço, não hesitem. 


No caso de não terem espaço onde instalar a churrasqueira, contratem uma churrasqueira para eventos, ou seja, alguém que faça o catering. E se quiserem mesmo surpreender, aqui ficam alguns locais inusitados onde fazer eventos.


Comentários

Mensagens populares