Babysitter: Dicas para encontrar a Babysitter ideal

Quem tem filhos pequenos já se deparou com esta situação. Quer ir jantar fora com os amigos? Quer ter um momento a dois com o marido? Há sempre o problema de encontrar alguém para tomar conta dos bebés. Por isso, hoje trago-vos algumas dicas para encontrar a babysitter ideal. 




Antes de mais, não admito que me julguem por contratar uma babysitter. Nem todos nós temos pais ou irmãs ou retaguarda familiar a quem pedir para tomar conta dos nossos filhos. E não é por querer ter algum tempo para nós que gostamos menos dos filhos! Por isso, sem julgamentos, aqui ficam as dicas para encontrar a babysitter ideal:


1. Deixe que a babysitter se apresente


Quando entrevisto uma babysitter, peço sempre que se apresente antes de fazer qualquer pergunta. Pode parecer uma coisa sem importância, mas a forma como alguém se descreve diz muito sobre a sua personalidade, se se sente confiante ou não, e sobre aquilo que valoriza. Se sente que a babysitter está nervosa, tente conversar antes da entrevista para descontrair.



2. Pergunte qual é a experiência da babysitter


Depois da apresentação, comece a fazer perguntas sobre a experiência da babysitter.  Mas mesmo que a candidata já tenha falado sobre a sua experiência quando se apresentou, gosto de explorar um pouco mais. Pergunto se estão habituadas a lidar com bebés, crianças mais velhas, vários irmãos ao mesmo tempo, crianças com problemas de saúde, hiperactivas, e qualquer outra coisa que achem relevante.


Evidentemente, vão aparecer babysitters que ainda não têm muita experiência profissional. Ainda assim, valorizo sempre pessoas que têm experiência a cuidar de irmãos e primos, por exemplo. Esta experiência cria instintos que são tão valiosos quanto o trabalho profissional. O mais importante é que a pessoa tenha confiança no que está a fazer e que tenha sido responsável em situações semelhantes.


3. Faça questões sobre cenários hipotéticos


Depois da experiência, gosto de introduzir cenários hipotéticos para ver como a babysitter reagiria em situações mais complicadas. Por exemplo, pergunto: “o que faria se o meu bebé tivesse febre?” ou “E se o meu filho de 4 anos não quisesse dormir e ficasse acordado durante 3 horas? Ligava-me?”. Este tipo de perguntas dá-nos uma ideia da capacidade de resolução de problemas da babysitter e de como lida com situações de stress.


Já tive candidatas que diziam que me ligariam imediatamente, outras que esperavam meia hora para me contactar. Se essa for a sua primeira reacção, não me dá muita confiança. Gosto de respostas mais proactivas, como “tentava acalmar a criança com uma história” ou “dava-lhe algo reconfortante, como uma papa de arroz”. É sempre preferível alguém que tenha soluções, que mantenha a calma e me ligue como último recurso.


4. Peça referências da babysitter

Outra dica para encontrar a babysitter ideal é pedir referências. Mesmo que a entrevista tenha corrido muito bem, nunca prescindo da oportunidade de falar com alguém que já tenha contratado a babysitter antes. Apesar de não ser comum pedir referências em Portugal, não há motivos para ter vergonha! Em alternativa, podem usar avaliações de clientes online. 


5. Considere o factor empatia


Além das questões mais práticas, como experiência e referências, há algo que não pode ser negligenciado: a empatia. A babysitter vai passar tempo com os seus filhos, por isso é fundamental que haja uma boa ligação desde o início. Se durante a entrevista sentir que a pessoa não interage bem com as crianças ou que não tem paciência para responder a perguntas, pode não ser a babysitter escolha ideal. 



6.Encontre uma babysitter na Fixando


Se depois destas dicas já se sentirem mais confiantes para procurar uma babysitter, tenho outra dica de ouro para vocês. Deixo aqui o link para encontrarem uma babysitter no Porto através da Fixando. Neste site não só podem comparar os preços das babysitters no Porto, como também conseguem ler avaliações de clientes anteriores. Se mora noutra cidade, é só ajustar o código postal.


Espero que tenham gostado das minhas dicas para encontrar a babysitter ideal! Espero que encontrem alguém de confiança e que consigam mais tempo para vocês!


Comentários

Mensagens populares