Como poupar em viagens dentro de Portugal?



Fazer um city break no Porto ou noutra cidade do país é uma das melhores maneiras de descansar e de fugir à rotina durante 48 horas. Mas o plano pode sair furado… quando as deslocações dentro do próprio país saem mais caras do que esperávamos. Eis um guia para poupar em viagens dentro de Portugal, tanto em transportes públicos como em carro. 





Analisar todas as hipóteses.

Não é preciso ser um génio: para poupar, é preciso saber comparar preços. Se está a planear uma escapadela até ao Porto, há três meios de transporte colectivos que pode tentar: autocarro, comboio e avião. A vantagem dos autocarros é que têm sempre o mesmo preço, independemente do dia; por outro lado, demoram mais tempo e são menos confortáveis. O avião é talvez o meio mais-rápido, se não levar bagagem de porão. Já o comboio é o que mais cumpre os horários, embora o preço seja quase tão variável quanto o das viagens aéreas. Compare todos os preços e todos os horários (!) antes de decidir.





Reservar com antecedência.

O principal truque para poupar é reservar com antecedência. No caso das viagens aéreas, quanto mais cedo melhor - os bilhetes mais baratos são os primeiros a vender, por isso convém comprar assim que as viagens ficarem disponíveis. A mesma estratégia é válida nos comboios da CP: quem compra com antecedência tem acesso a bilhetes a preço reduzido até 65%. Se é a viagem em grupo, pode usufruir de descontos para grupos e famílias (até 50%) ou de desconto de 10% para viagens de ida e volta. 





Partilhar a viagem de carro.

Se não quer usar transportes colectivos ou não há uma alternativa viável, há algumas alternativas que podem ajudar a poupar dinheiro. Pode procurar uma boleia no Blá Blá Car, por exemplo, ou em grupos de boleias no Facebook. Se vão levar o vosso próprio carro, podem tentar recuperar algum do dinheiro ao listar a viagem em websites similares e dividir a gasolina e as portagens com outros passageiros. Esta é uma excelente opção para quem vai para zonas com poucas opções de transporte público, especialmente no interior do país. 

Comentários

Mensagens populares