Ir para fora cá dentro: guia para um fim de semana em Évora



Ir para fora cá dentro não é com conceito novo, mas nunca foi tão importante. Agora que a maioria das capitais europeias está à distância de um voo low-cost, nunca é demais relembrar que também temos excelentes destinos em Portugal. A pouco mais de uma hora e meia de Lisboa, Évora é ideal para um ‘city break’ de fim de semana. E este é o guia que precisa para descobrir as capelas e as ruínas romanas em Évora em apenas dois dias.




O Templo De Diana, Museu de Évora e Termas Romanas


O ex libris de Évora é o templo de Diana, um templo romano num estado de conservação incrível. O Museu de Évora fica mesmo ao lado - e vale a pena ver a colecção de esculturas e artefactos históricos que foram descobertos ao longo dos séculos. Ainda nesse trilho histórico, pode ir até à Câmara Municipal visitar as termas romanas do séc. II e III. Ocupam um total de 300 m2, mas grande parte não estão visitáveis. 



Centro Histórico


Talvez não saiba isto, mas Évora ainda é uma cidade dentro de muralhas. A cidade tem 8 portas, dezenas de ruas estreitas e que levam até à praça principal - a praça do Giraldo - e é muito fácil voltar atrás no tempo. Passear por Évora é entrar nesse portal do tempo, ver todo o artesanato em cortiça e provar a fantástica comida Alentejana. Porco preto com migas de espargos, açorda, gaspacho e a deliciosa sericaia.



A Catedral, a Capela dos Ossos e a Igreja de São Francisco


A catedral de Évora é o principal monumento religioso da cidade. Também alberga o Museu de Arte Sacra de Évora e um claustro, que pode ver usando o mesmo bilhete. A Capela dos Ossos é uma das capelas mais bizarras que alguma vez vai vez - está completamente coberta de ossos e tem a inscrição “nós, ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. Finalmente, pode visitar a igreja manuelina de S. Francisco. 




Se gostaram desta sugestão, podem encontrar muitas mais escapadinhas em Portugal no blog da Joana!

Comentários

Mensagens populares