Roadtrip: como ir de Lisboa a Berlim de carro



O meu avô gabava-se de ter ido de Portugal a Berlim num carocha durante os 60, numa altura em que a cidade estava dividida e pouco se falava de roadtrips. Antes de acharem que estou a inventar ou que estou a mentir sobre um avô über cool, há uma justificação muito plausível para a viagem: durante anos, foi concessionário da Volkswagen e fez a viagem acompanhado de outros concessionários Portugueses.


Imaginem o meu avô e mais dois amigos, todos sem falar uma palavra de inglês ou de alemão, sem GPS e com um mapa de estradas para cada país. Resta-me deduzir que eram fluentes em mímica e que, graças a um carocha muito resistente, não houve problemas durante a viagem. Hoje em dia ir de Lisboa a Berlim, apesar de aventureiro, é muito mais fácil: basta abrir o Google Maps em qualquer parte do caminho e regressar à estrada. 




Primeira etapa: Lisboa - Salamanca - San Sebastián


A primeira etapa desta viagem leva-nos ao interior do país. Vamos cruzar a fronteira em Vilar Formoso e a estrada passa em Salamanca, que vale muito a pena conhecer. Esta será a primeira paragem da nossa viagem. Seguindo por Espanha, a autoestrada até à fronteira de San Sebastian segue por Valladolid e Burgos, duas cidades relativamente pequenas que se podem conhecer num dia. Saltamos uma visita a Vitoria e seguimos directamente por San Sebastian (Donosti, em Basco). Vale a pena ficar um ou dois dias no País Basco antes de partir para a etapa seguinte.




Segunda etapa: San Sebastián - Bordeaux - Paris


Acabamos de sair da Península Ibérica para chegar a França. A primeira cidade importante do lado Francês é Bordeaux, conhecida pelos vinhos. A partir daqui é “sempre a abrir” até Paris, a cidade-luz. Vale muito a pena ficarem em Paris durante alguns dias, porque a viagem até aqui já deve ter sido bastante cansativa. Depois de uns dias a ver museus e a fazer uma dieta à base de croissants, podem então dar o salto para o país do chocolate: a Bélgica.



Terceira etapa: Paris - Bruxelas - Cologne


A estrada de Paris até à Alemanha não passa propriamente por Bruxelas, por isso esta paragem é totalmente opcional. No entanto, se ainda não conhecem, penso que é uma pena ficar tão perto e não juntar mais um país à vossa lista. De qualquer forma, a estrada passa por Liège, uma cidade mais pequenina mas onde poderão provar o autêntico chocolate belga. Daí até Cologne, na Alemanha, é um passinho. Cologne, Dusseldorf e Dortmund são as primeiras três cidades alemãs que ficam no nosso caminho.




Quarta etapa: Cologne - Berlim


A seguir à aglomeração Cologne - Dusseldorf - Dortmund, esperam-nos longos quilómetros sem grandes destinos turísticos e sem parques naturais. A maior cidade que vamos encontrar no caminho até Berlim é Hanover, onde podem pernoitar. À medida que nos vamos aproximando da grande capital a paisagem também muda: há vários parques naturais à volta da cidade alemã, e portanto a viagem torna-se mais cénica. Mas o melhor é chegar ao destino final: Berlim. 

Comentários

Mensagens populares