Sítios por descobrir na Europa: a serra Harz, Alemanha



Já alguma vez ouviu falar na serra Harz? Provavelmente não. Mas é cadeia montanhosa mais extensa e elevada do Norte da Alemanha. Digamos… a Serra da Estrela da Saxónia. O facto de nunca ter ouvido o nome “Harz” só prova que é um destino turístico por descobrir - e sorte de quem o conhece antes do tesouro ser revelado ao mundo.




Como chegar a Harz





Chegar até Harz não é particularmente fácil. Talvez esse seja um dos principais motivos para o Harz ser tão desconhecido. Os aeroportos mais próximos são o de Hanover (a 120 km) e o de Leipzig (a 134). De Portugal pode voar para Hanover do Porto, Lisboa e Faro (Ryanair) ou do Funchal (Condor, TUI). A Ryanair tem voos a começar em 9.99€, o que significa que ida e volta pode ficar por apenas 20€. 




Depois, precisa de alugar um carro. Não há bons transportes públicos para ir até Harz - a velha de linha de comboio é bastante turística, mas depois não tem como circular pelas montanhas. O melhor é alugar o carro através das companhias aéreas. Muitas vezes há descontos - ou então, fica crédito para usar em próximos voos. 




Onde ficar em Harz





Há várias vilas tradicionais espalhadas pela montanha. Talvez as três mais conhecidas são Stolberg, Wernigerode e Quedlinburg. Em Stolberg, as casas têm madeira por fora e mantêm-se quase como eram há séculos atrás. À volta, tudo rodeado de montanhas. Pode ficar num bed& breakfast e usar a vila como ponto de partida. Wernigerobe é uma das maiores cidades, com 35.000 habitantes, e parece uma vila encantada no Inverno, com os telhadores cobertos de neve e o castelo ao cimo. Quendlinburg é conhecida pelo seu castelo e abadia. 




O que visitar em Harz



Há vários trilhos pela montanha que levam a bosques quase sem intervenção humana. Há várias espécies a viver em estado selvagem nestes bosques, incluindo linces em perigo. É perfeito para caminhar ou aproveitar fazer desportos de Inverno. No Verão, pode fazer escalada ou ciclismo de montanha, incluindo downhill.Há vários rios que nascem ou atravessam as montanhas, por isso há vários lagos, como o Oderteich, e algumas barragens. Pode ver toda a informação que precisa sobre Hartz aqui.

Comentários

Mensagens populares