Como chegar ao Algarve


É seguro dizer que todos tínhamos outros planos para o Verão de 2020. Mas, felizmente, não faltam sítios para descobrir em Portugal e lugares onde desfrutar do melhor que a natureza tem para nos dar. Portanto, ir para fora cá dentro? Claro que sim! A questão é… por onde ir?

Durante anos, a N2 foi a estrada que unia quase todo o país ao Algarve. Uma linha que atravessava o país de Norte a Sul, com o quilómetro zero na cidade transmontana de Chaves e o quilómetro 739 em Faro. Foi, durante anos, a estrada mais longa do país. Hoje em dia, o cenário é bem diferente.

Partindo de Lisboa, a forma mais fácil de chegar ao Algarve é através da A2, que atravessa a Ponte 25 de Abril e cruza o distrito de Setúbal até romper pelo Alentejo e chegar a Albufeira, no Algarve. Em Albufeira, a estrada cruza com a A22. Vindo de outras zonas, é possível evitar a passagem por Lisboa escolhendo a A6, a A10 ou a A13, que têm ligação à A2 perto de Vendas Novas.

Toda a zona costeira do Algarve é atravessada pela A22, de Lagos a Vila Real de Santo António, passando por Portimão e Albufeira. Aliás, esta auto estrada tem ligação à A-49 de Espanha, que passa por Huelva e Sevilha, para quem quer descobrir a Andaluzia.

Mas claro que nada é tão fácil como inserir as coordenadas de Albufeira e Portimão no GPS. Albufeira está a 37.0891° N, 8.2479° W e as coordenadas de Portimão são 37.1362° N, 8.5377° W.

A distância de condução entre Albufeira e Portimão é 41.4 km (pela A22), com um tempo de viagem estimado em 35 minutos do centro de uma cidade ao outro. De transporte público, as viagens entre Albufeira e Portimão demoram 45 minutos (preço aproximado de 3€). O preço de um Uber entre Albufeira e Portimão é 35-45€.

Comentários

Mensagens populares